Você sabia que existe uma Norma Brasileira – NBR que regulamenta as diretrizes para pessoas que querem reformar um imóvel em prédios?
Sim, existe! É a NBR 16280:14. Além de sua existência, o síndico é o responsável, como dito no último post sobre ser ou estar síndico, para que a norma se faça cumprir dentro do condomínio.
Após adquirir um imóvel ou, até mesmo com o passar do tempo, as pessoas gostam dar aquela modernizada e deixar seu apartamento com um ar que seja mais a sua cara. Mas antes de fazer qualquer intervenção dentro da sua unidade, consulte as regras para isso.
Pode parecer uma exigência exagerada ou desnecessária a princípio, mas é um assunto de extrema importância. A norma teve sua origem após o desastre ocorrido em 25 de Janeiro de 2012 no Rio de Janeiro, onde 3 prédios caíram após a realização de obras que comprometeram a estrutura e assim, resultaram na tragédia.
Neste momento foi identificada a necessidade de um controle maior para que esse tipo de acidente pudesse ser evitado. Mas como sempre reforçamos, para que funcione é necessário a colaboração de cada um de nós!
Pesquise, leia e entenda o que diz a NBR 16280:14! Pois ao ter conhecimento do que diz a norma muitos problemas são evitados para todos que moram no seu condomínio, uma vez que a norma é bem completa em sua descrição.
Esteja ciente do que diz o manual do proprietário, pois em alguns prédios as paredes internas são componentes da estrutura do edifício e algumas modificações podem comprometer a segurança de toda a edificação.
O conhecimento da norma é importante para todos, pois além de servir na sua reforma serve de alerta quando você perceber que algum vizinho pode estar fazendo algo errado e que comprometa também a sua segurança. A norma é de simples entendimento, mas você pode conversar com o síndico do seu prédio para entender melhor seu funcionamento na prática e assim ajudar a manter o condomínio seguro.
Se você gostou do assunto e gostaria saber mais sobre a vida condominial, leia mais no nosso blog.
Síndica Profissional desde 2015 – Formada pela Assosindicos
Apaixonada por desafios e autoconhecimento
“Dispenso o que não me desafia e não me faz crescer.”
1 Comentário