Férias Escolares e Condomínios

25 de julho de 2019 /

Férias Escolares e Condomínios

Em condomínios onde existem muitas crianças, as férias escolares geralmente são um período um pouco complicado. Principalmente nas férias em época de verão e calor, quando é ainda mais comum as crianças quererem sair de casa e ficar na área comum por mais tempo.

Neste período aumentam os riscos de acidente e problemas como barulho, bagunça, fluxo de crianças em halls e em locais perigosos como garagem e piscina. Por isso é de extrema importância e necessidade a supervisão de um adulto responsável, pois embora as crianças estejam de férias, os pais ou responsáveis nem sempre estão.

Para amenizar situações indesejáveis em época de férias, a conscientização dos pequenos deve ser feita dentro de casa o ano inteiro. É válido sempre reforçar as regras do condomínio e explicar sobre o impacto das ações individuais na vida em comunidade.

Vale ressaltar que os funcionários do condomínio não são responsáveis por monitorar e cuidar das crianças mesmo que estejam em área comum. Isso é atribuição de pais e responsáveis legais, conforme Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, legislação aplicada inclusive dentro de condomínios.

Mas nem tudo precisa ser preocupação!

Devido ao grande número de pessoas no condomínio, algumas medidas entre vizinhos podem ser realizadas em conjunto para ajudar a organizar atividades entre a criançada. Em conjunto com o síndico, pode haver um acordo de utilização de espaços como o salão de festas durante o dia na semana.

Para a realização de oficinas de brincadeiras e diversão o investimento financeiro é muito baixo, contando principalmente com as pessoas que permanecerão no condomínio durante o dia. Essa atitude traz ganhos e valorização para o condomínio e para as crianças, e demonstra boa vontade e disposição daqueles que realmente querem fazer a diferença no local onde moram.


Joyce Fernandes

Síndica Profissional desde 2015 – Formada pela Assosindicos 
Apaixonada por desafios e autoconhecimento
“Dispenso o que não me desafia e não me faz crescer.”

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

  +  7  =  10