
Viver de renda de aluguel é um dos melhores investimentos para quem procura uma fonte segura e confiável.
A demanda por locação de imóveis sempre foi constante e isso atrai quem deseja ter uma renda extra, ou fixa, para contar em todos os meses.
Não só isso!
Outro ponto que enche os olhos de quem pretende viver de aluguel é que esse investimento gera uma renda passiva, em que o dinheiro chega de forma recorrente, sem a necessidade de trabalhar ativamente.
Por isso, é comum que muitos proprietários vejam nas locações uma oportunidade de alcançar mais tranquilidade financeira e, em alguns casos, até viver de renda de aluguel.
Mas será que é realmente possível?
Neste conteúdo, vamos te mostrar os primeiros passos para começar a investir em imóveis para alugar e as principais orientações.
Vamos lá!
É possível viver da renda de aluguéis?
Sim! Mas não basta comprar um imóvel e esperar que os inquilinos cheguem, ok?
Assim como qualquer investimento, ter uma propriedade em locação também exige estratégia.
Então, não basta ter um imóvel e achar que, do dia para noite, as oportunidades surgirão, porque tem muito mais envolvido nessa jornada de viver de renda de aluguel.
Por exemplo, é preciso avaliar
✅Riscos de investimento
✅Disponibilidade de capital
✅Cenário econômico
✅Perspectivas do setor
Tenha uma reserva de segurança para os momentos emergenciais.
É por não considerar esses pontos que muitos donos de imóveis se frustram e acreditam que não é possível viver da renda de um imóvel de aluguel.
Porém, se você pensa em comprar um imóvel para alugar e não quer cometer erros que prejudiquem seu investimento, a seguir você encontra as principais etapas desse processo.
Primeiros passos para viver de renda de aluguel
Para quem deseja a conquista da renda passiva com o aluguel, existem alguns pontos que não devem ser deixados de lado, por isso separamos as etapas que devem seguir nessa jornada.
Saiba precificar o seu aluguel
Um dos maiores erros de quem deseja viver de aluguel é não saber definir o valor da locação, o que acaba super ou subvalorizando a propriedade e afastando o interessado.
Portanto, para gerar renda com locação você vai precisar de uma consultoria que te ajuda a precificar o aluguel do seu imóvel.
Esse serviço irá considerar valor venal, localização da propriedade, tendências do mercado imobiliário, índices de reajuste e até mesmo a taxa básica de juros atual, a Selic.
Faça uma análise de rentabilidade
Para entender se viver da renda da locação é possível, calcule se o valor do aluguel compensa o investimento feito e se o dinheiro recebido mensalmente é capaz de cobrir suas despesas pessoais.
Além, é claro, de deixar uma margem de segurança para eventuais emergências.
Uma boa média é obter entre 0,5% a 1% do valor do imóvel por mês.
Fórmula para calcular a rentabilidade mensal do aluguel:
(Valor do aluguel mensal/Valor total do imóvel) x 100 =
Exemplo prático de cálculo de rentabilidade de aluguel:
- Valor do imóvel: R$ 300.000,00
- Aluguel mensal: R$ 1.800,00
(1.800 / 300.000) x 100 = 0,6%
Mas se tiver dúvidas sobre esse procedimento, busque orientação de um profissional do mercado imobiliário.
Considere a diversificação
Não coloque todo o capital em um único imóvel.
Ampliar o portfólio de imóveis de aluguel diminui os riscos de prejuízos e oferece mais segurança para a sua renda.
Por isso, avalie investir em mais de uma opção como apartamentos, kitnets, salas comerciais e até mesmo imóveis para temporada.
Conte com uma gestão eficiente
Ter um bom controle sobre contratos, gestão de cobrança, manutenção e conservação e atendimento aos inquilinos é fundamental para evitar prejuízos e manter a renda fluindo.
Por isso, contratar uma imobiliária de confiança ajuda a gerenciar todas as demandas que um imóvel de aluguel exige.
Tenha um planejamento financeiro
Quem quer ter renda passiva com aluguel precisa pensar no longo prazo, reinvestindo lucros e ampliando a carteira de imóveis com inteligência.
Escolha do imóvel certo
Localização, estado de conservação e tipo de imóvel influenciam diretamente na facilidade de alugar e no valor do aluguel.
Hoje em dia as pessoas procuram comodidade e praticidade na moradia e o seu imóvel de aluguel precisa ter essas qualidades.
Portanto, investir em imóveis é uma decisão estratégica para quem busca construir um futuro mais tranquilo e financeiramente estável.
E quanto mais bem planejada for essa escolha, maiores as chances de transformar o aluguel em uma fonte de renda sólida e duradoura.
Quer saber como identificar o imóvel ideal para alcançar esse objetivo? Confira o conteúdo completo no nosso blog e dê o primeiro passo para viver de aluguel com segurança e inteligência!
Nenhum comentário