Como cuidar de um imóvel alugado?

26 de agosto de 2025 /

Como cuidar de um imóvel alugado?

Morar de aluguel é uma realidade para 20,9% da população brasileira. Apesar de ser um sonho comum, muitos não têm condições de comprar sua casa própria e ainda precisam pagar aluguel.

Mas mesmo que o imóvel não seja realmente seu, isso não quer dizer que você não cuidará dele, afinal, esse é o seu lar neste momento da sua vida.

Ok, o contrato de locação prevê que o inquilino vai manter o imóvel em boas condições. Porém, cuidar de um imóvel alugado não significa apenas cumprir obrigações contratuais – também envolve zelar pelo conforto, segurança e bem-estar de quem mora ali, além de preservar o patrimônio do proprietário. 

Aliás, a própria Lei do Inquilinato afirma que o locatário é obrigado a:

  • Restituir o imóvel, finda a locação, no estado em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do seu uso normal;
  • Levar imediatamente ao conhecimento do locador o surgimento de qualquer dano ou defeito cuja reparação a este incumba, bem como as eventuais turbações de terceiros;
  • Realizar a imediata reparação dos danos verificados no imóvel, ou nas suas instalações, provocadas por si, seus dependentes, familiares, visitantes ou prepostos;
  • Não modificar a forma interna ou externa do imóvel sem o consentimento prévio e por escrito do locador.

Na prática, o que o inquilino deve fazer para cuidar de um imóvel alugado?

Continue a leitura e confira algumas dicas! 

Conheça 5 dicas para cuidar de um imóvel alugado

FAÇA VISTORIAS REGULARES

A primeira dica para cuidar de um imóvel alugado é realizar vistorias periódicas na residência, para conferir se tudo está em bom estado. Até porque, pequenos problemas podem surgir com o tempo e, se não forem detectados rapidamente, podem se transformar em uma grande dor de cabeça.

O que observar?

  • Infiltrações, rachaduras, manchas de mofo ou pintura descascando em paredes e teto;
  • Funcionamento de portas e janelas, além de fechaduras e vedação;
  • Funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas;
  • Limpeza de calhas, jardim, quintal.

Uma recomendação é sempre tirar fotos e fazer anotações, sempre que surgir um problema. 

Assim, no momento de entregar o imóvel, esse registro pode te proteger em caso de divergências com o proprietário. Mas, não deixe de falar com a imobiliária que estará sempre pronta para resolver qualquer questão.

LIMPEZA EM DIA

A limpeza regular é primordial para preservar a estética, a durabilidade e a higiene de qualquer residência. Afinal, um ambiente limpo não só garante conforto e bem-estar para quem mora nele, mas também previne danos que podem se tornar caros ao longo do tempo.

Algumas dicas práticas de limpeza para cuidar de um imóvel alugado (principalmente se você alugou a residência mobiliada):

  • Use produtos adequados para cada superfície;
  • Crie uma rotina com dias específicos para limpeza pesada;
  • Ventile o ambiente para evitar acúmulo de umidade e cheiros desagradáveis;
  • Eletrodomésticos devem ser limpos com frequência para manter a funcionalidade e higiene.

FISCALIZE AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRÁULICAS

Manter as instalações elétricas e hidráulicas em bom estado é fundamental para o bom funcionamento do imóvel e para garantir a segurança de quem mora nele.

Em caso de vazamentos ou falhas elétricas, por exemplo, não deixe de acionar a imobiliária para que o problema seja resolvido por um profissional qualificado. 

Uma forma de cuidar de um imóvel alugado é não fazer reparos por conta própria, afinal, sua segurança vem em primeiro lugar e também porque alguns problemas são de responsabilidade do proprietário. 

A própria Lei do Inquilinato revela que o proprietário é obrigado a “responder pelos vícios ou defeitos anteriores à locação”. 

ZELE PELAS ÁREAS EXTERNAS

Se o imóvel alugado possui quintal, varanda ou jardim, é importante cuidar desses espaços com atenção para preservar a estética e conforto do espaço, além de evitar problemas estruturais.

Priorize a utilização de equipamentos de proteção ao limpar as áreas externas e evite produtos químicos que possam danificar a vegetação, pisos ou paredes. 

No caso de plantas e jardins, é importante cuidar da irrigação, poda e remoção de ervas daninhas, evitando que raízes causem danos à estrutura do imóvel.

Cuidar de um imóvel alugado exige manter a residência segura e zelar por todos os ambientes, inclusive os externos (mesmo que sejam menos utilizados).

RESPEITE AS REGRAS DO CONTRATO

O contrato de locação é o documento que estabelece direitos e deveres do inquilino e proprietário, por isso, é fundamental que ambos respeitem todas as regras.

Pintura de parede, instalação de prateleiras e quadros, troca de piso, por exemplo, são modificações que necessitam de autorização prévia do proprietário.

Porém, no caso do inquilino, é ainda mais importante evitar multas e desgastes na relação comercial. Por isso, sempre leia o contrato antes de agilizar a resolução de qualquer problema ou quando quiser modificar algo no imóvel e fale com a imobiliária, que também tem a obrigação de conversar com o proprietário.

Respeitar as regras do contrato não é apenas uma obrigação legal, mas também uma forma de cuidar do imóvel alugado, demonstrando que você é um inquilino responsável e que valoriza o imóvel. 

Outra forma de cuidar do imóvel alugado é ter uma garantia de aluguel para manter o pagamento em dia sem prejudicar o proprietário do imóvel, nem se tornar inadimplente.

Mas antes de alugar um imóvel é importante entender o que é e qual modalidade de garantia está prevista no seu contrato. 

SAIBA MAIS -> Tranquilidade: conheça as garantias de aluguel mais comuns

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

24  +    =  29