Seguindo a trilha de estilos de decoração temática, seguiremos com o Estilo Tropical, ideal para casas de campo e de praia. Esse estilo é quente, alegre, vibrante e bem brasileiro. Usando uma mistura de cores fortes (vermelho, amarelo, laranja, por exemplo) com o verde, podemos ver estampas que lembram a fauna e a flora dos trópicos e a exuberância e beleza do nosso Brasil. Enfim, nesse estilo é possível explorar formas, texturas e cores com elementos das raízes brasileiras, o que torna o ambiente alegre e com uma vitalidade que toma conta do espaço.
Apesar das cores fortes e dos ambientes descontraídos, podemos sentir o aconchego de uma casa de descanso com texturas naturais nos tapetes, cortinas, painéis e mobiliário.
Os materiais utilizados geralmente são o bambu, o ratan, a fibra de bananeira, entre outros. Nos móveis, como mesas de centro por exemplo, são muito utilizados pedaços de tronco de árvore, que são descartados dos jardins da cidade. Uma base assim junto a um tampo de vidro fica muito interessante e sofisticado, e pode ser combinado com poltronas de fibra natural e estofados estampados. As fibras naturais podem ser utilizadas também em objetos de decoração, como nas luminárias, sejam elas pendentes, de teto ou de chão.
Pode-se fazer apenas um ambiente nesse estilo, como uma sala para receber visitas num clima de férias, praia, campo. Com grandes almofadas estampadas, móveis e luminárias de materiais naturais, tapetes, etc. As estampas podem ser de folhas, flores e frutas, mas deve-se tomar cuidado para não abusar e acabar deixando o ambiente muito carregado, afinal muita repetição de estampa pesada torna o espaço poluído, carregado.
Outra sugestão é manter as paredes em branco ou tons bem clarinhos e pastéis para poder “abusar” nas cores de acessórios como almofadas, vasos, quadros, etc. Assim, mesmo utilizando as cores fortes, não vai pesar no ambiente. Mas se não quiser tantos detalhes na decoração, pode trazer os tons fortes para as paredes e trabalhar com os acessórios mais neutros. Só cuidado para não carregar muito, peça ajuda profissional para escolher as cores e texturas.
Na iluminação, quanto mais luz natural melhor, pois se a ideia é remeter a um lugar tropical, uma casa de praia ou de campo, nada melhor que muito sol e ventilação com barulho das árvores ao redor. Mas se não tiver tanta iluminação natural, não tem problema, pode ser feito um projeto luminotécnico para deixar os ambientes bem iluminados.
Lembre-se: esse estilo tem que ter um clima alegre e com cara de férias!
Se você gostou dessas informações e ficou interessado em conhecer os diversos estilos de decoração para encontrar o que mais combina com você, Assine nossa newsletter
Designer de Interiores, formada pelo
SENAC em 2006.
Arquiteta e Urbanista desde 2012.
É apaixonada por cozinhar para os amigos e assistir séries.
“Amo meu trabalho, cada cliente é especial e único!”
Nenhum comentário