
As redes sociais se tornaram uma verdadeira vitrine virtual. Para onde quer que você olhe, tem alguém vendendo algum produto, inclusive, imóveis.
Mas, basta fazer uma simples pesquisa “apartamento na Zona Norte de SP”, que vão aparecer milhares e milhares de resultados, te deixando ainda mais perdido e com dúvidas.
Apesar das incertezas, muita gente prefere procurar seu novo lar e seguir a negociação sozinho, sem o apoio de um corretor de imóveis ou de uma imobiliária. O famoso contrato de gaveta, sabe?
O erro está exatamente aí: a falta de apoio especializado pode tornar a locação ou compra do seu imóvel em um processo estressante e, muitas vezes, arriscado.
Então, o que parece ser uma economia de tempo ou dinheiro pode acabar gerando prejuízos maiores: contratos mal elaborados, falta de documentação regularizada ou até golpes disfarçados de boas oportunidades.
Para evitar esses problemas, é essencial contar com um corretor de imóveis que conheça o mercado, saiba filtrar os imóveis com base no seu perfil e que te oriente em cada etapa da negociação.
Então, como escolher um corretor de imóveis?
Continue a leitura e confira nossas dicas!
Quais são as melhores estratégias para escolher um corretor de imóveis?
1 – REGISTRO NO CRECI
O primeiro passo na hora de escolher um corretor de imóveis é conferir o seu registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).
É este órgão que regulamenta e disciplina a profissão, conferindo se os corretores estão seguindo a legislação e oferecendo serviços de qualidade.
2 – EXPERIÊNCIA E ESPECIALIZAÇÃO
Ao conhecer um corretor de imóveis, procure saber sobre a sua experiência no segmento, essas informações podem ser encontradas nas redes sociais, avaliando depoimentos de antigos clientes e, principalmente, conversando diretamente com o profissional.
Muito além dos anos de atuação, um corretor experiente também é aquele que conhece profundamente o tipo de imóvel que você busca e atua com frequência na região que você pretende morar.
Corretores especializados também conseguem antecipar suas dúvidas e negociar com mais segurança, pois dominam as particularidades do mercado local.
3 – HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO
Um bom corretor de imóveis também atua como um estrategista durante toda a negociação, sabendo equilibrar os interesses de todas as partes envolvidas, mas sem comprometer a viabilidade da transação.
O corretor-negociador sabe o momento de insistir, recuar e entender as melhores alternativas nas propostas, o que te protege de aceitar condições desfavoráveis por falta de conhecimento técnico.
Na prática, escolher um corretor de imóveis que sabe negociar também vai te proporcionar uma economia real no valor final do imóvel, condições mais flexíveis e uma experiência muito mais tranquila.
4 – ATUAÇÃO NAS REDES SOCIAIS E USO DA TECNOLOGIA
As redes sociais se tornaram uma vitrine poderosa, não só para mostrar imóveis, mas também para revelar o perfil, estilo de atendimento e credibilidade do corretor.
Quando você digitar “corretor de imóveis” na barra de pesquisa das redes sociais, procure observar alguns requisitos:
- Comunicação
- Tipos de imóveis divulgados
- Divulgação de conteúdo relevante
- Opiniões de clientes em comentários
- Forma de responder dúvidas e interagir com seguidores
Além das redes sociais, o uso da tecnologia no atendimento é um diferencial importante, seja com assinatura eletrônica de contratos, atendimento rápido por WhatsApp, agendamento online de visitas, entre outros recursos.
Tudo isso demonstra agilidade, organização e respeito pelo tempo do cliente.
5 – AUTÔNOMO OU COM APOIO DE IMOBILIÁRIA
Analisar a estrutura por trás do trabalho é fundamental na hora de escolher um corretor de imóveis, afinal, o vínculo com uma imobiliária reconhecida no mercado pode ser um diferencial para tomar uma decisão mais segura!
Geralmente, corretores vinculados a uma imobiliária também contam com uma estrutura que pode incluir:
- Processo de avaliação de imóveis
- Processos padronizados e organizados
- Suporte comercial durante toda a locação
- Garantias locatícias facilitadas (na locação)
- Equipe jurídica para análise de documentos
- Intermediação financeira e suporte administrativo
No geral, comprometimento, transparência e, claro, “Karisma” são essenciais para um atendimento próximo, confiável e humano, o que faz toda a diferença na hora de escolher um corretor de imóveis.
Afinal, contar com um profissional de confiança é o que evita dores de cabeça em negociações mal conduzidas, como o contrato de gaveta, uma prática arriscada que ainda confunde muita gente.
SAIBA MAIS -> Contrato de gaveta: entenda os riscos de comprar um imóvel sem registro
Nenhum comentário